Festival Internacional para crianças vai celebrar os 20 anos da Carta da Terra
As reflexões sobre as mudanças necessárias para a construção de um mundo mais sustentável e com justiça social vão ganhar uma interpretação lúdica para conquistar o público infantil e comemorar os 20 anos da Carta da Terra. A versão do Festival Internacional da Carta da Terra para crianças vai reunir personalidades e artistas no dia 20 de dezembro, às 17h, em um evento virtual com muita música e contação de histórias. A apresentação fica a cargo da atriz Maria Paula.
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos e fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Em 2020 é celebrada as duas décadas da publicação do documento que está presente em mais 89 países. Em média 4500 organizações utilizam seus princípios como base nas suas atividades. Para rememorar o que se passou neste período, debater as escolhas a fazer e construir o caminho a trilhar nesses novos tempos, as organizações Fundação Grupo Esquel Brasil, Associação Alternativa Terrazul, Carta da Terra Internacional e Teia Carta da Terra Brasil com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Frente Parlamentar Ambientalista do CLDF, Frente Parlamentar dos ODS do DF, realizarão o Festival Internacional Carta da Terra para crianças, com conteúdo direcionado ao público infantil de forma a tocar nas problemáticas a serem enfrentadas acerca do tema do meio ambiente e dos princípios da Carta da Terra.
O festival reunirá importantes personalidades da arte, música e do ativismo socioambiental. Até o momento estão confirmados nomes como o do cantor e artista plástico Carlinhos Brown, Flor Gil. Cantores (as) e compositores (as) como: Adriana Calcanhoto, Xangai, Juraildes, Ana Person, Manassés e Lucy Rogério, Lídia Carollini. Grupos musicais como: Planeta Oca, Orquestra de Cordas do Gama, Forria. Além de apresentações do Circo da Alegria, Toledo – PR, contação de história do grupo indígena Wapichana da Associação Indígena Manuru Paunaty, Brasília – DF e da grupo indígena Tuxá de Rodelas – Bahia ligada ao Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas – BA.
O evento tem o objetivo de apresentar os princípios éticos da Carta da Terra ao público infantil e de propor a sua defesa e vivência no dia a dia e é baseado na publicação do livro Carta da Terra para Crianças, uma versão especial criada pelo NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) do Rio Grande do Sul em 2003.
Em clima de celebração, o festival pretende unir forças e propor uma profunda reflexão sobre mudanças necessárias para o mundo, baseada nos pilares da Carta da Terra: I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida; II. Integridade ecológica; III. Justiça social e econômica; IV. Democracia, não violência e paz.
Para além do evento infantil, ainda vão ser lançados dois livros reeditados da Carta da Terra (Infantil e Adulto) e um outro sobre: “Água, compartilhamento e Cultura de Paz”. O livro aborda a compreensão da água como bem público e reafirma o direito humano e das comunidades ao acesso deste elemento com qualidade para consumo.
No âmbito do evento também serão disponibilizados para a comunidade dois cursos de Educação a Distância (EAD) de formação de educadores. Um será sobre mudanças climáticas e Cerrado e outro sobre Energia Solar Popular.
Para fortalecer o debate sobre uma sociedade global justa, sustentável e pacífica entre as crianças, fortalecem o evento experiências infanto-juvenis de trabalho na educação ambiental de cidades, movimentos e organizações sociais. São eles: Experiência de educação ambiental da Prefeitura de Sobral – CE , Centro Ecológico (experiência de trabalho com a carta da terra Escola Estadual Baréa no Rio Grande do Sul), Sem terrinha (Grupos de crianças do Movimento Nacional dos Sem Terra), Instituto Ajax (Esporte e educação ambiental para crianças e adolescentes de Brasília –DF ), Jovens pelo Clima (Movimento de jovens ambientalista no Brasil), Supereco (Movimento cultural com dança e educação ambiental em São Paulo), Escola Quilombola da comunidade Kalunga de Cavalcante – Goiás, Crianças Guardiões socioambientais mirins filhos de marisqueiras da Ilha Grande – Piauí, Jovem de Paris na França do Global Youth Climate Pact (Pacto Mundial dos Jovens pelo Clima é um projeto de pesquisa e ação global na área de mudanças climáticas para estudantes de 15 a 20 anos ligado ao antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, Crianças da Carta da Terra Internacional da Indía, Porto Rico, África, Costa Rica, Rússia, México, Japão.
O festival será transmitido no canal oficial da Carta da Terra Internacional no Youtube: https://www.youtube.com/user/ECInternational e na TV Comunitária de Brasília: https://www.youtube.com/user/tvcomdf.
SERVIÇO
Festival Internacional Carta da Terra para Crianças
20 de Dezembro, às 17h (horário de Brasília)
Canais de Transmissão pelo Youtube:
Canal da Carta da Terra Internacional (Canal Principal)
– ECInternational: https://www.youtube.com/user/ECInternational
Tv Comunitária de Brasília DF
– Tvcomdf: https://www.youtube.com/user/tvcomdf
Canais de Trasmissão pelo Facebook:
@EarthCharterInternational
@CartadaTerraInternacional
@alternativaterrazuldf
@unipazuniversidadeinternacionaldapaz
@unipazdf.universidadetransdisciplinar.br
@prefeituradesobral
Realização:
– Fundação Grupo Esquel Brasil
– Associação Alternativa Terrazul
– Carta da Terra Internacional
– Teia Carta da Terra Brasil (comitê criativo do festival, composto por 41 instituições)
Apoio:
Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal
Frente Parlamentar Ambientalista do CLDF
Frente Parlamentar dos ODS do DF
Maiores informações:
Fernanda Lopes - +55 61 98383-0023
Myrian Pereira – + 55 61 98282-0163