Consumo Responsável

Consumo Irresponsável

Campanha_consumo_terra_do_futuro-2

A crise social e ambiental tem se tornado cada vez mais visível.

Os meios de comunicação estimulam o desejo de consumir bens e serviços produzidos por um modelo de desenvolvimento insustentável, poluidor e muitas vezes injusto.

Gerando desejos e fantasias, as propagandas, na maioria das vezes, movem pessoas a comprar produtos, associando-os a outras coisas, situações ou identidades que se gostaria de ter, usufruir ou ser, não observando as qualidades reais dos produtos nem as necessidades que se tem de consumi-los, mas seguindo a ilusão gerada pela publicidade.

Uma sociedade que sobrevaloriza o consumo transforma pessoas em seres programados para usar e descartar, sem se questionar sobre a origem dos produtos e/ou sua forma de produção.

Este jeito de consumir está fragilizando sistemas sociais e comunidades que buscam a soberania alimentar e a produção da biodiversidade.

Mas nós podemos começar a mudar! Com atitudes cotidianas, podemos mudar nossos hábitos de consumo. Por exemplo, ao comprar produtos orgânicos, podemos contribuir para que milhares de agricultores e agricultoras que pensam em você e no meio ambiente, continuem a produzir de forma sustentável e socialmente justa, gerando saúde para todos e renda no campo.

 

 

O que é Consumo Responsável?

Campanha_consumo_terra_do_futuro-3

Consumo responsável parte de um sentimento que todos temos a favor do que é bom e justo para todo o mundo.

É ético, porque valoriza a simplicidade, as relações de igualdade e o bem-estar para todos.

É ecológico, porque se compromete a não comprar o que não precisamos. A reduzir, reciclar e reutilizar o que já temos. A valorizar a agricultura e as agroindústrias familiares e ecológicas.

É social e solidário, porque incentiva o comércio justo e a economia solidária, considerando a forma de produção e comercialização tão importantes quanto o preço e o produto.

É apoiar o desenvolvimento das tecnologias apropriadas, de formas de energia renováveis e da produção agroecológica.

Para a REDE TERRA DO FUTURO o consumo responsável é uma prática, uma atitude diante da vida e não uma simples intenção! É viver com a satisfação de estar contribuindo para uma mudança de perspectiva, em qualquer lugar que você esteja.

 

É possível se comprometer com um consumo responsável?

 

Sim, porque o consumo responsável é um consumo crítico, que implica em consumir menos mas escolhendo aqueles produtos e serviços que sejam satisfatórios para realizar o seu próprio bem-viver, conforme suas particularidades como seres humanos;

Sim, porque se pode escolher produtos que valorizam a justiça social, a ética, a solidariedade e a preservação do meio ambiente;

Sim, porque se pode comprar produtos saudáveis, orgânicos, que promovam a agricultura familiar, o equilíbrio dos ecossistemas, o resgate da biodiversidade e a capacidade da Terra de produzir para as futuras gerações;

Sim, porque há iniciativas comprometidas com a reutilização, a reciclagem e o uso de energias renováveis que se pode optar em apoiar;

Sim, porque se pode basear a escolha refletindo sobre onde o produto foi produzido, que distância percorreu para chegar até você e quanto contribuiu para diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

Sim, porque se pode escolher produtos tomando por base sua forma de produção, a partir de técnicas sustentáveis, promotoras da saúde humana e ambiental;

Sim, porque se pode dar preferência aos produtos e serviços da economia solidária, ao invés de consumir produtos de empresas que exploram os trabalhadores e degradam os ecossistemas;

Sim, porque reduz os problemas de poluição da água e do solo causada pelo uso indevido de poluentes, fertilizantes químicos e pesticidas.

Sim, porque SEU JEITO DE CONSUMIR PODE SER UM JEITO DE PRESERVAR!

 

Contamos com você!

“Um sonho que se sonha só é somente um sonho. Um sonho que se sonha junto começa a ser uma realidade”.