Campanha “Segunda sem Carne”. Pelas pessoas. Pelos animais. Pelo Planeta.

A campanha “Segunda Sem Carne” se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que
o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais,
a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Há vários motivos pelos quais opta-se por não consumir carnes (bovina, suína, de aves, de peixes e outras).

Pelas pessoas – Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. Por apresentar tantos benefícios, dietas sem carne são estimuladas pela Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, bem como por renomadas instituições como o American Institute for Cancer Research, American Heart Association, FDA (Food and Drug Administration), Universidade de Loma Linda, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Clínica Mayo.

Pelos animais – Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável. Assim como nós, os demais animais querem ser livres e ter uma vida normal junto a membros da sua espécie. Desde milênios, o homem vem explorando e subjugando os animais. Considerados inferiores, são transformados em mercadoria. Impedi-los de desenvolver uma vida plena não é justo, já que possuímos outras alternativas saudáveis e menos impactantes para nos alimentar.

Pela sociedade – Grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação de animais, incluindo 60% do milho e da cevada e até 97% do farelo de soja. E a maioria destes produtos animais é consumida pelos povos mais ricos. Em um planeta com um bilhão de pessoas passando fome, as carnes apresentam-se como uma fonte de alimentos extremamente ineficiente, demandando recursos escassos como água e terras agriculturáveis – que poderiam ser usados para alimentação humana direta.

Pelo planeta – Já há quase 7 bilhões de pessoas na Terra e, para produzir carne para esta população, é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, produzem grande quantidade de excrementos, contaminam
os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 kg de proteína vegetal (milho, soja e outros).

Em todo o mundo, aproximadamente 67 bilhões de animais terrestres são criados e abatidos
para produzir carnes, laticínios e ovos. Sendo um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais em nível local e global, o setor pecuário é também um dos maiores responsáveis pelas mudanças climáticas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o setor de produção animal é responsável por quase um quinto de todas as emissões de gases do efeito estufa oriundas de atividades humanas.

A Associação Alternativa Terrazul aderiu a esta campanha. E você? Quer participar?

Conheça mais no site: www.segundasemcarne.com.br
Lá você também encontra deliciosas receitas vegetarianas.

Assista o vídeo “De onde vem nossa comida?” Veja como cada vez mais animais de produção estão sendo criados em todo o mundo, e entenda porque abdicar da carne, mesmo uma vez na semana, pode ajudar a evitar crueldade contra animais: http://www.youtube.com/watch?v=hzuVrklGv7A

Para manifestar seu apoio à campanha Segunda Sem Carne assine a petição on-line: http://action.hsi.org/ea-ction